Cresce o número de posições ocupadas por mulheres na Pöyry

Empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria encerrou 2022 com 26% de colaboradoras e, dentro deste universo feminino, 21% em cargos de liderança

Por Conexão Construção 13/03/2023 - 13:17 hs
Foto: Pöyry
Cresce o número de posições ocupadas por mulheres na Pöyry
Projeto Araguaia, da Horizonte Minerals: 23% do time da Pöyry no projeto são profissionais mulheres

A promoção da diversidade e da inclusão faz parte dos princípios da Pöyry, que atua preocupada em realizar ações em favor da equidade de gênero. Entre seus objetivos, está a ampliação do número de mulheres em seu quadro de colaboradores e em cargos de liderança e encerrou 2022 com 26% das posições ocupadas por mulheres, das quais 21% em cargos de liderança.

“Estamos empenhados em estabelecer um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo e diverso, pois acreditamos que a diversidade traz inovação e crescimento”, destaca Frank de Mello, diretor de Recursos Humanos da Pöyry para a região das Américas. Mas, na área de engenharia, ampliar a participação de mulheres requer um esforço ainda maior, em face da reduzida disponibilidade destas profissionais no mercado. 

“O nosso grande desafio para ampliar a presença das mulheres é o número de profissionais mulheres disponíveis hoje no setor de engenharia -- principalmente para ocupar cargos de liderança. Por isso, oferecemos oportunidades a engenheiras com todos os níveis de experiência, até como forma de prepará-las para ocuparem tais posições”, afirma Mello, ao destacar o compromisso do Grupo AFRY, do qual a Pöyry faz parte, de contar com 40% das posições de liderança ocupadas por mulheres e não-binárias até 2030.”

Todo o trabalho em favor do maior equilíbrio de gênero envolve ações concretas, a exemplo da Semana da Diversidade & Inclusão Global e no Brasil, realizada entre os dias 6 e 10 de março. A iniciativa contou com palestras sobre diversidade e inclusão, abordando temas como Equidade de Gêneros, Vieses Inconsistentes, Igualdade Racial, Gerações, LGBTQIA+ e PcD (Pessoas com Deficiência). Também teve uma mesa redonda com profissionais da Pöyry dos grupos de diversidade, que compartilharam experiências relacionadas aos temas. 

Frank de Mello avalia também que um local de trabalho inclusivo e diversificado favorece ainda mais o engajamento e o desempenho dos colaboradores, e isto se reflete em resultados positivos para a empresa. “A diversidade nas equipes faz com que a Pöyry permaneça na vanguarda da inovação e siga entregando soluções sustentáveis para os clientes que ajudam fazer o futuro.”